sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O que Seria dos Homens Sem os Livros?

Os livros sempre foram ferramentas de grande importância para o 
conhecimento humano. Eles estão presentes na sociedade desde a 
Antiguidade e carregam tudo aquilo que o homem descobriu e características 
de cada era. São os livros que garante ao ser humano o poder da razão, do 
julgamento entre o certo e o errado e, acima de tudo isso, o poder da 
imaginação. O que seria de um homem sem seus livros? Se voltássemos 
alguns anos na história essa pergunta com certeza seria feita; aquele que lia 
era também o que continha o conhecimento, a leitura era algo de excelência. 
Entretanto, nos dias de hoje, poucos jovens se interessam pelos livros e 
preferem muito mais ficar ligados á internet ou a um videogame 24 horas ao dia 
à ler sequer uma página.
A falta de leitura por parte dos jovens é um problema que se torna cada vez 
mais sério nos dias de hoje. Neste mundo altamente tecnológico e globalizado 
em que vivemos, há várias atividades interessantes que podem nos levar ao 
esquecimento dos livros gradativamente.
Atualmente nós temos a Internet, a televisão, os videogames, o trabalho, a 
escola, o cinema, o passeio com os amigos… Realmente, a vida de hoje está 
sobrecarregada de afazeres além do lazer de que todos temos direito, por isso 
algumas pessoas não tem tempo para sentar por algumas horas e abrir um 
livro.
Entretanto, o que poucos sabem, é que os livros também são uma forma de 
lazer e ajudam bastante no desenvolvimento do senso crítico de uma pessoa e 
influenciando nos seus conhecimentos em geral. Uma pessoa que lê 
regularmente tem uma melhor capacidade para raciocínio lógico e geralmente 
apresentam um maior índice de crescimento, tanto no trabalho quanto na 
escola.
A fim de impedir que os livros, materiais tão importantes, com o tempo, caiam 
no esquecimento e voltem a ser bens tão cobiçados e importantes para a 
sociedade devemos, a partir de agora, conscientizar nos jovens sobre a 
necessidade de ler o quão antes possível. Crianças devem ser incentivadas a 
ouvir e a contar histórias, estimulando sua criação e processo criativo para que 
no futuro, possam realizar coisas inovadoras para a sociedade.O livro nunca se 
pode ser esquecido, esquecendo ele você estará esquecendo todo 
conhecimento. A leitura deve se tornar algo comum entre os jovens para que, 
enfim, possamos arrumar uma saída para evoluir em uma sociedade cada vez 
melhor.

sábado, 28 de novembro de 2015

O mundo da Lua Magazine

Neste ano a turminha do 2E, se empenhou demais para obterem o que tanto almejavam, lutaram pelas peças de teatro que aconteceram, para que o Sarau fosse perfeito e para que a Feira Cultural na escola saísse como planejado. O mundo da lua é a revista que representa o 2° ano E, e apesar de ter sido um grande desafio a todos, no final deu tudo certo; pois começar certo é acabar certo. A sala tinha um princípio, meio e um fim e é por isso que mesmo em meio de diversas dificuldades os projetos sempre foram salvos, pois o que todos queria era sem dúvida o melhor. Essa turma se superou e pra quem um dia duvidou, no fim saiu e o fim do ano chegou, contudo as memórias dessa sala estão nos corações e pra quem um dia quiser recordar é só relembrar o Mundo da Lua.

domingo, 4 de outubro de 2015

Uma reforma que há tempos se faz presente

Muitas vezes vemos nos noticiários a população indo às ruas, revoltados com um governo, com uma decisão dotada que não concordam, para reivindicar direitos ou para outros motivos, mas não pense que essa medida dotada é recente. Desde o século XVI vemos que já havia revoltas, como a revolta religiosa.
Apesar de termos movimentos religiosos nas ruas, nada se compara ao movimento no período em que a Igreja Católica foi fortemente abalada por motivos até então ditos razoavelmente considerável, onde o clero estava mais preocupado com bens materiais e levando para si a ambição de sempre ter algo em cima dos ensinamentos.
Mesmo sendo um acontecimento de alguns séculos passados, ainda falamos disso por ser ter sido, um acontecimento muito marcante para os credores, até por que, mesmo vivendo em um país laico, grande parte da população ainda é católica, ou vem de ensinamento do catolicismo.
No entanto, o real motivo de toda essa revolta, assim como nos dias de hoje, aqueles que exercem cargos mais elevados, comandam e sempre acabam  indo muito além do correto, e neste período a burguesia começou a ter poder, porém logo tivemos a intervenção de Martinho Lutero, e mesmo sendo considerado um grande herege, não deixou de lutar para fundamentar aquilo que acreditava, tentando assim, da melhor maneira possível mostrar a população suas ideias e pensamentos.  Comparando com os dias de hoje, vemos o quanto esse passado ainda se faz presente; apesar de ser de formas diferentes ainda temos aqueles que são considerados loucos por não estarem de acordo com a grande massa, e por muitas vezes não fazerem o que aparentemente é o certo a ser feito.

Sendo assim, podemos afirmar que sempre existiu e sempre existirá aqueles que concordam com as regras estabelecidas e sempre haverá os “fora da lei” que sempre irão questionar, argumentar e se opor a todos os princípios que cada um, individualmente acha não ser bom coletivamente. 

Por: Stephanie Souza

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

As memórias de outra vida

Quem nunca temeu a própria morte?
Brás Cubas não só temeu a morte, como também escreveu sua vida após sua passagem. Assim como escrevemos diários de nossas vidas, ele escreveu sobre a vida dele. Na obra de Machado de Assis, o autor busca nos mostrar algumas características da época em que a história é narrada, não deixando de fazer parte das memórias, a Cidade Maravilhosa.
Em Memórias póstumas de Brás Cubas, podemos ver que apesar de termos progredido muito, ainda ficamos presos a algumas memórias da época desta história.
 O personagem principal dessa obra é Brás Cubas, um deputado por escolha e por vontade de seu pai, que vive a vida livremente, sem esposa, sem filhos e com certa dama, chamada Vírgilia, casada com Lobo Neves, que se fazia de amante dele, mas que nunca fora mais do que um desejo passageiro. Apesar das tentativas de todos a seu redor, Brás Cubas nunca teve a quem de fato amar. Contudo, na humilde opinião de uma jovem leitora e pouco conhecedora da vida e do período a ser vivido, acreditasse que, se Cubas tivesse dado uma oportunidade a bela e formosa, Eugênia, uma jovem pela qual se interessara hoje teria uma bela história, certamente o enredo seria outro, mas, dá uma pena da jovem, que tinha tudo para virar mulher de deputado, mas que tinha apenas um defeito, ser manca.
Essa atitude de rejeição remete aos tempos de hoje, muitas vezes deixamos de seguir determinados caminhos, pelo medo da impressão dos demais; preocupamos-nos mais com o exterior do que com o interior e muitas vezes acabamos perdendo a oportunidade de conhecer novos ares. No entanto, não podemos dizer que Brás Cubas, se arrepende de ter feito as escolhas que fez, ou se tudo a ser contado são apenas memórias.
O melhor amigo de Cubas, Quincas Borges, apesar de ter cometido muitos erros em sua vida, no fundo tinha um coração bom, ajudou o amigo em sua velhice até sua morte.
Uma característica percebida, nos livros literários é que quase sempre o principal personagem sempre vai para fora estudar, assim, também foi Brás Cubas a Coimbra, Portugal se formar em direito. Este teve sorte de ter nascido em berço de ouro, e ter tido o privilégio de ter uma bela formação.

Todavia, não há grandes feitos nesse conto, é uma história vivida, e contada como um diário escrito por uma criança, onde há apenas fatos e não mudanças no cenário histórico e nas pessoas ao redor, dessa forma não há realizações. 

Por: Stephanie Souza, 30 

Estatuto do Poeta

Estatuto do Poeta

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O Nascimento do Liberalismo

No dia 25 de Maio de 2015, em meio à greve dos Professores, aumento dos impostos e muita violência; Nasce à escola Literária denominada “Liberalismo”, na qual poderá ser discutido a respeito dos mais variados assuntos já que sua principal característica é a “liberdade de expressão”, característica que faz com que os integrantes do Liberalismo tenham o direito de falar o que bem quiserem; Explicando de uma maneira mais clara, cada integrante poderá falar e escrever o que pensa da maneira que bem entende.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O amor

Talvez nunca tenha entendido o sentido de amar: o amor pesa, destrói pontes, deixa os amantes realmente ilhados. E isso jamais foi uma metáfora.
 
Fabrício Carpinejar
Por: Vivian Diniz

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O SONHO DE UMA DESIGUALDADE IGUALITÁRIA

  Num país como o Brasil onde a diferença é regra e não há padrão algum, vemos o quanto o ser humano não adquiriu a capacidade de entender o novo, o inusitado, aquilo que distoa de seus conhecimentos e usa como proteção um preconceito formado antes mesmo de se permitir conhecer e experimentar o novo.
    Essa ideia de formar uma opinião sem um conhecimento profundo traz prejuizos; quantos amigos poderemos deixar de fazer, quantos sabores deixaremos de experimentar, lugares aos quais não iremos, experiências que não viveremos por conta desse tolo e infantil preconceito, só pelo medo do novo.
     Ao mesmo tempo em que todos desejam novidades, mostrar-se diferentes dos demais, esses mesmos " todos" repudiam o que julgam fora do chamado "senso comum". Esse precoceito imbutido e muito bem mascarado na sociedade que se esconde quando a voz de um fala mas quando damos voz ao anônimato das massas, escondendo a individualidade, grita e se mostra a todos, nos faz perceber quão contraditório e pouco desenvolvido o ser humano ainda é.
     O preconceito só será vencido e superado quando o ser, supostamente, humano conseguir enxergar que veio em diversas formas e tamanhos, que sua graça e brilho vem exatamente dessas diferença, e que sua forma, sua composição vem de uma ilustre e única mistura de elementos que jamais misturados antes formam todo tipo de pessoa.
      A verdade é que o homem sonha em um dia ser diferente da maneira mais igual possível.
 
 
Por: Vivian Diniz

Gereção das Metades

Hoje em dia vemos pessoas que amam um pouco, sofrem um pouco, sentem um pouco, vivem desses poucos, vão juntando sem que ao menos obtenham algo inteiro sem perceber que suas vidas não passam de montes de" pouco", são vazias, pequenas e sem grandes chances de fazerem do mundo em que vivemos um mundo por completo. Talvez algum dia as pessoas entendam que viver a vida pela metade faz tanto sentido como comer meia maçã e deixar o resto apodrecer.

Por: Vivian Diniz 

Slogan


Por: Isabelle Santiago

Brevidade da Vida

 Estamos sempre confiantes de que haverá um amnhã pra concertar nossos erros, como somos tolos, porque vemos a vida passar diante de nossos olhos todos os dias mas nem ao menos nos damos conta de que ela pode escapar por entre nossos dedos como areia num piscar de olhos.
Por : Vivian Diniz

terça-feira, 2 de junho de 2015

"O pouco de algumas pessoas pode ser o muito de outras "




Por: Nathalie Santiago

Vamos Cantar poesia !


No dia 21 de maio os alunos do 2°E 
Reuniram-se para fazer um divertido Sarau utilizando autores do século XIX, algo inédito para todos, porém extremamente aprovado , os alunos da sala  participaram citando poesias sobre temas diferentes, entre eles; Amor realizado, Pátria e morte  além disso tendo que  explicar o porquê devemos ler aquelas poesias em pleno século XXI, fazendo com que os grupos refletissem em diversos momentos. 
   O sarau proporcionou a oportunidade de uma confraternização  que fez muitos alunos  se unirem conhecendo  melhor um ao outro.Servidos por comidas deliciosas e ao som de boas músicas de gêneros variados foi possível observar um ambiente bem descontraído com muita conversa e sorriso, clima esse divergente dos momentos que anteciparam o evento, pois fontes confiáveis relataram que houveram algumas discussões em relação ao trabalho escrito que antecedeu a apresentação do projeto, o que é normal quando se trata de grande quantidade de pessoas tendo em vista que cada um tem a sua opinião mas são as diversidades que gera a  aprendizagem. 
Ao que pareceu a professora Luzinete responsável pela proposta do projeto apreciou as apresentações  realizadas, demonstrando satisfação pelo empenho da sala e aproveitou o  encerramento da atividade para elogiar e agradecer com belas palavras que serviram de incentivo aos alunos. 



Por: Nathalie Santiago e Vivian Diniz

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Para José

Fico lisonjeado ao receber o reconhecimento e homenagem de uma grande blogueira que conheço. Que ao ler o meu conto gótico fantástico, proposto pela professora Luzinete, criou um pequeno poema... Obrigado Dináh Romarmaklo.

Para José

Não me tome
Não me toque
Não me espere
Não me procure
Não, não me siga
Não me chame
Não...
Não aguarde
Não tenho nome
Ainda que tenha dito um nome
O nome...
Mas não esqueça
Não entenda
Não queira
Não me sinta
Não termine
Não fale
Não admita
que eu possa
o que não se deve
o que se quer.
Não levante
Não me empurre
Não me puxe
Não me beije.
Não queira
Não ame
Não tome
Não insista
consigo
comigo com o que não é.
Porque não sou
e você, talvez...
mesmo sem saber.
Assinado: Lúcia.

(sp, 17/05/2015, ao som de "Mil Perdões", Chico Buarque, às 22h58, acompanhada por Higor Tércio. Nós, fantásticos!)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Que tal aproveitar tudo ao máximo?

Viva cada dia como se fosse o último, que ao final de todos os dias você deixe uma marca em cada pessoa que passou, para quando seu último dia realmente chegar todos possam sentir sua falta e dizer que você realmente fez a diferença em cada instante.

Por: Naielly Martins, n°27

A brevidade

''Nossa vida parece um relógio sem ponteiro''.
Caroline Osmedio, nº07

O que é ser um poeta?

Ser um poeta significa expressar os sentimentos por meio de palavras, ou seja, as poesias produzidas pelo poeta significam a expressão de qualquer sentimento deles, todos os poetas se inspiram demais para criar todas as suas obras de diversos temas.
Um poeta também deve elaborar algumas rimas para as suas obras, porque isso é uma das principais características que destacam o poema, cada estrofe feita por eles requer o maximo de atenção, pois eles precisam pegar muitas palavras para produzir ar rima, mas não são todas que ficam boas, por isso demoram para criar a maioria de suas poesias.
Wendell Leite Soares, n° 37

Se hoje fosse seu último dia.

O Fruto do amor, a morte é companhia, seja breve fale tudo o que você queria. 
''E se por um acaso hoje, exatamente hoje fosse seu último suspiro, seu último segundo de vida em que você partiria para um espaço bem distante, onde fosse um sono tão profundo que você nunca mais sentiria o que é o amor, nunca mais poderia acordar e dizer o que você sentia, para quem você amava, pela qual nunca mais veria. O que você faria?!.''
Por: Nadia Guanais.

O que é ser poeta.

Ser poeta é demonstrar todos os seus sentimentos através de uma escrita, um poeta é uma pessoa recheada de imaginação.
Marianna Oliveira N°18

Brevidade da vida.


Nessa vida confie em quem te dá confiança, ame quem te dá amor, cuide de quem te cuida, parece uma coisa bem simples porém a maioria esquece isso o tempo todo.
Marianna Oliveira N°18



Frase reflexiva

Os seus resultados serão reflexos das suas escolhas .
- Nathalie Santiago n25

O que é ser Poeta?

É Saber se expressar das mais diversas maneiras através da escrita,  fazendo com que as pessoas se permitam a aprender novos assuntos e  refletirem sobre a vida.
Por: Nathalie Santiago n°25

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Apenas mais uma reflexão

Que breve é a vida, 
quão breve é o luar
como é breve é te ter ,
que breve é te amar


Nesta pequena reflexão, que acabei de criar, podemos compreender que, a vida é tão breve, quanto às coisas que nela estão.  O luar que achamos lindo, as estrelas e as constelações que estão no mundo e que vemos enquanto estamos vivos, pode não existir mais. Ninguém sabe ao certo quanto tempo de vida nós temos ninguém sabe ao certo quando deixaremos de nos impressionar com a lua, por quanto tempo teremos a pessoa que desejamos e ninguém ao certo até quando iremos continuar amando as mesmas coisas. Como dizia meu grande amigo Vinicius de Moraes: “Que seja eterno, enquanto dure".
  Por: Stephanie Souza             N° 30 


Estatuto do Poeta

Conheçam o nosso fórum, de perguntas e respostas relacionados à escola. O fórum tem como base o estatuto do poeta, nesse espaço os visitantes podem fazer perguntas e responder á questões polêmicas discutidas em sala de aula.
Tanto os questionadores, quanto os solucionadores dos problemas podem ser os próprios alunos do 2 ano E ou pessoas que deixarem mensagens no blog, com respostas convenientes as perguntas e aos assuntos que estarão sendo discutidos.
Aqui está o link do fórum, pertencente a este blog.


http://jovensescritoreslj.blogspot.com.br/p/perguntas-e-respostas.html

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Através de um único desenho, definimos quem somos.

Cada aluno fez seu próprio slogan, com um desenho, na qual represente cada um individualmente.
Higor Tércio


 Nathalie Santiago  N° 25

 Nadia Guanais N° 24

 Raul Santos N°40

 Mateus N° 38
Stephanie SouzaN°30


quarta-feira, 29 de abril de 2015

O lado bom da vida ‘o livro’

Imagine que você perdeu o emprego que tanto batalhou para ter, marido/mulher dos sonhos, que você tanto amava, a liberdade de coisas banais que todo mundo faz, até a memória por um trauma e/ou a sanidade. Você psicologicamente aguentaria tantas perdas, e ainda sim veria o lado bom das coisas!?  “O lado bom da vida” livro de Matthew Quick, vem nos mostrar isso no dilema vivido pelo personagem Pat, que perde a memória de 4 anos vividos em um sanatório, e quando sai do “lugar ruim” assim descrito por ele, recomeça uma vida que para ele era apenas um filme da própria vida, onde tudo, como nos filmes, iria acabar bem. Pat vive o momento mais delicado de sua vida, onde espera pela ex esposa e tudo o que ele faz é em função do tão esperado reencontro, que na verdade nunca viria a acontecer.
 O livro que propõe uma perspectiva de vida diferente da que estamos acostumados, do cotidiano, mostra o quanto o personagem Pat sofre por dentro e mesmo assim ergue esperanças todos os dias. A finalidade das palavras que Pat usa, seu modo de agir e principalmente de pensar me intriga bastante de um modo positivo, onde me entrego na leitura por completo, e me vejo com seus pensamentos de um menino de 35 anos de idade que se recupera de sua perda de sanidade passando por dificuldades tremendas pra alguém que tem a grande falta da saúde mental. Pat encara o mundo de forma otimista onde pessoas que são pessimistas ou até mesmo realista o provoca um distúrbio em sua mente, o modo que passa as coisas e as pessoa pela mente de Pat faz com que eu me fascine pelo seu jeito de pensar de uma criança presa dentro de um homem, descrevendo as coisas, por sinônimos ou apelidos menos violentos pra ele, “tempo separados” o modo que define o tempo onde Nikki sua ex esposa ficará longe dele, mas o tempo será apenas uma parte de seu filme, onde Nikki volta para que finalmente tenham um final feliz, “lugar ruim” o modo que define o sanatório, o lugar onde passou por quatro anos, e se lembra apenas dos meses finais.
 Contudo vemos o quanto a história vivida por Pat nos mostra a realidade de alguém que não possui uma realidade e procura viver por meio de uma imaginação própria que mostra pra ele que aquilo que ele vive não é tudo e que vai mudar, “todo protagonista precisa viver a parte ruim de seu filme para enfim vir o final feliz”, cita ele em um de seus refúgios da tristeza. Mas se cada um vive seu próprio filme, por que não acreditar que existe mesmo sempre o lado bom da vida?!
Por: Emily Trajano               N° 41 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

João e Maria Caçadores de bruxas

Em minha opinião, o filme "João e Maria caçadores de bruxas" tem o
começo um pouco demorado, pelo fato de saber mais ou menos o desfecho
da história. Outro ponto positivo é a questão dos efeitos especiais que
deixam o filme super legal e mais interessante, por ter vassouras voadoras e
outros efeitos, deixando o filme mais empolgante e chamativo. Os figurinos,
a personalidade de cada personagem e os cenários são bem elaborados. O
que deixa um pouco a "desejar" é o final do filme, pois algumas cenas não
ficam nem detalhadas.


Por: Bianca Barbosa                   N°04

domingo, 26 de abril de 2015

[...]



Por: Silas                                                        Nº14

Deus e Religião



Por: Silas                   Nº14

João e Maria caçadores de bruxas.

O filme João e Maria caçadores de bruxa tem personagens um tanto quanto marcantes João e Maria ganham fama e prestígio por onde passam e cada jornada tudo se torna mais difícil.
Como se diz no título do filme caça as bruxas logo se deduz que o assunto principal é perseguir achar e matar as bruxas. Uma cidade é envolvida pelo acumulo de crianças desaparecidas misteriosamente, então surge um grande pavor nessa cidade pois se sente que algo muito macabro está para chegar. Então começam os confrontos entre o bem e o mal.
Surge então um personagem chamado Edward, o tempo que ele atuou foi decisivo e marcante, mesmo seu papel sendo pequeno.
Na sociedade das bruxas há alguém que lidera seja para o bem ou para o mal. A ´´mentora`` das bruxas uma das mais poderosas e malvada lidera todos os seres horripilantes que trazem infortúnio e desgraça para a cidade. Porém as bruxas não contavam com a ação dos irmãos João e Maria que com muita habilidade e conhecimento deixam as bruxas polvorosas, vendo suas ações sendo desfeitas.
O filme é muito bom apesar da história se tratar de bruxas, não é um filme que da medo apesar de serem horrorosas. No filme há muita ação e destruição deixando quem está vendo totalmente concentrado.


Por Marianna Oliveira                                      N°18 

Poema: O Gondoleiro do Amor

Teus olhos são negros, negros, 
Como as noites sem luar... 
São ardentes, são profundos, 
Como o negrume do mar; 

Sobre o barco dos amores, 
Da vida boiando à flor, 
Douram teus olhos a fronte 
do Gondoleiro do amor. 

Tua voz é a cavatina 
Dos palácios de Sorrento, 
Quando a praia beija a vaga, 
Quando a vaga beija o vento; 

E como em noites de Itália, 
Ama um canto o pescador, 
Bebe a harmonia em teus cantos 
O Gondoleiro do amor. 

Teu sorriso é uma aurora, 
Que o horizonte enrubesceu, 
-Rosa aberta com o biquinho 
Das aves rubras do céu. 

Nas tempestades da vida 
Das rajadas no furor, 
Foi-se a noite, tem auroras 
O Gondoleiro do amor. 

Teu seio é vaga dourada 
Ao tíbio clarão da lua, 
Que, ao murmúrio das volúpias, 
Arqueja, palpita nua; 

Como é doce, em pensamento, 
Do teu colo no langor
Vogar, naufragar, perder-se 
O Gondoleiro do amor!?... 

Teu amor na treva é - um astro, 
No silêncio uma canção, 
É brisa nas calmarias, 
É abrigo no tufão; 

Por isso eu te amo querida, 
Quer no prazer, quer na dor... 
Rosa! Canto! Sombra! Estrela! 
Do Gondoleiro do amor. 


Por: Isabelle Santiago

Imagem - Conto Gótico: Dead and Gone (Morto e Enterrado)


Resultado de imagem para golden gate bridge black and white

Por: Silas                                           Nº14










A Modernização do Futebol

O Futebol se tornou muito mais que um esporte, hoje é um grande negócio que atrai cada vez mais investidores. Essa modernização ocorreu principalmente pelo futebol ser o esporte mais popular do mundo, mas isso não quer dizer que tenha sido algo completamente bom.
A modernização trouxe consigo a exclusão, a super-valorização e levou embora o amor à camisa. Exclusão principalmente do povo, antes os estádios tinham espaços para todo o tipo de gente, existia as áreas populares e as áreas mais confortáveis, atraindo assim ricos e pobres, quebrando barreiras sociais e tornando o esporte tão popular.
Essa popularidade fez com que empresas se interessassem e buscassem nele uma maneira de se promoverem e aumentarem seus consumidores. A injeção de dinheiro foi cada vez maior, o que tornou o esporte cada vez mais competitivo e deixou os clubes dependentes desses investimentos, afinal, hoje se um clube arrecada pouco ele fica para trás e não consegue ter estrutura e atletas capazes de disputar competições de alto nível.
Tudo isso fez com que o esporte e os atletas fossem super-valorizados, principalmente através da mídia que devido a atração que o esporte tem, usa muito de sua imagem para ter audiência e consequentemente aumentar seus lucros. É por isso que não se vê identificação dos jogadores com os clubes, eles jogam não por amor, e sim pelo clube que os pagam mais e os projetam mais na mídia.
Com todo esse dinheiro que gira em torno do futebol, os investidores e a mídia têm buscado elitizar o esporte, no sentido de tornar os estádios acessíveis somente aos ricos. Hoje, uma pessoa pobre não consegue ir ao estádio acompanhar seu time, pois os ingressos estão cada vez mais caros, afastando o chamado "povão" dos jogos, obrigando-os a assistirem pela TV, gerando mais audiência para as emissoras.
O estádio sempre foi o local de lazer das pessoas mais humildes, que iam aos jogos se divertirem, torcerem e comemorarem as vitórias dos seus times e hoje elas são impedidas de fazer isso devido a modernização do futebol. Um absurdo, tendo em vista que um estádio que cabe em média 40 mil pessoas, deveria ter espaço para todos os tipos de gente, como ocorria antigamente. Mas como tudo que se torna popular no mundo capitalista o futebol foi vendido aos poderosos e deixou de unir classes para dividi-las ainda mais.

Por: Paulo Henrique

sábado, 25 de abril de 2015

Quem é o seu ventrílago?


O Filme “A Cartomante” é uma readaptação do conto de Machado de Assis, pois nessa versão é visto um novo contexto em uma nova era.
No filme, Rita e Camilo vivem uma história de amor proibida, sendo ela noiva de Vilela, que por sua vez era um grande amigo de Camilo. Rita é uma jovem insegura, tão desacreditada de si, que, diariamente consultava horóscopos para reafirmar seu futuro. Com medo de perder seu grande amor, ela procura uma cartomante que lhe diz o que deseja ouvir e a deixa segura sobre seu futuro. Quantas vezes nós não procuramos alguém que nos diga exatamente o que queremos ouvir?
Bom, Rita fez o mesmo, e por ser a personagem mais frágil do enredo, esta é facilmente manipulada por todos, principalmente pela cartomante (que induzia as pessoas a cometerem assassinatos). Por sua vez, Camilo era inexperiente, mas sabia amar Rita melhor do que Vilela, que somente à via como um objeto, tendo ele posse sobre ela, sendo o jovem amigo dele perdido, mas não por opção. Com medo de revelarem a verdade, resolveram viver um amor as escondidas, que não demorou muito a ser descoberto. Afinal , não podemos viver uma vida dividida, nem tão pouco sustentar uma mentira, pois uma hora o erro vem a tona.
A jovem Rita foi manipulada, mas assim como ela muitas mulheres também procuram cartomantes para simplesmente terem com o que se apoiar.
Todos nós somos influenciados por pensamentos alheios, que nos faz acreditar ou desacreditar de algo ou em alguém. Devemos ficar atentos com as manipulações do nosso cotidiano, como por exemplo: votar em determinado candidato, comprar determinados produtos ou simplesmente desistir de algo que batalhamos para conquistar.

Do mesmo modo que podemos ser vítimas e “Ritas” podemos ser grandes “cartomantes” e mudar as pessoas. Contudo, cabe a nós decidir que personagem seremos em nossas vidas e na vida das pessoas.

Por: Stephanie Souza N° 30

Poema: A Escola é (Paulo Freire)


               A Escola é...
 ...o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
                                    Paulo Freire

O poema nos mostra a importância da escola em nossas vidas, também nos fala sobre o que aprendemos e o que vivemos dentro de uma escola, além de fazer amizades novas e conhecer coisas novas também...

Por: Wendell Leite Soares, N° 37

Como se fosse a primeira vez

 Você seria capaz de se apaixonar pela mesma pessoa todos os dias ?  O filme " como se fosse a primeira vez" retrata vida de uma mulher que após sofrer um acidente de carro fica com um problema crônico  de memoria que impedia dela recordar os fatos ocorridos no dia anterior, por ser uma moça encantadora desperta o amor de um rapaz que mesmo depois de ter conhecimento de seu problema, não desiste de conquista-la diariamente. 

       É interessante pensar o quanto foi necessário um desdobramento do rapaz para viver o seu grande amor desta mesma forma deve ser  nossas vidas, onde o propósito da conquista inicial venha acontecer cotidianamente, pois o que vemos são pessoas que se empenham para despertar o amor nas outras mas não se preocupam em cultivá-lo tornando os relacionamentos frustados e decepcionantes,por isso, uma boa pergunta a se fazer para dar continuidade a um relacionamento é seriamos capazes de nos apaixonar pela mesma pessoa diariamente? A resposta é o que dará fundamento a nossas escolhas. 

Por: Nathalie Santiago n° 25

Click

Vale apena acelerarmos as etapas da vida para chegarmos em nossas metas? Um filme interessante que contem cenas engraçadas e momentos reflexivos , retratando a vida de um rapaz com uma vida estável mas não o suficiente para satisfazê-lo, recebe entao a proposta de ter um controle remoto que daria a possibilidade de conduzir a sua vida da maneira que quisesse e isso trouxe vários conflitos, pois nem tudo que lhe parecia bom foi sua melhor escolha. 

  O filme nos leva a pensar o quanto é importante viver cada etapa da vida sem ansiedades, pois são essas que trazem experiências que ajudam a estabelecer e alcançar as metas traçadas sem sofrer prejuízos.

Por: Nathalie Santiago n25

Confiar


Em quem devemos confiar nas redes sociais ? O filme "confiar" retrata exatamente isso, Uma doce jovem de 14 anos  marca de encontrar com até então seu namorado virtual que dizia ter 21 anos porém na realidade possuía 39 e mesmo quando o conheceu foi envolvida por sua conversa, pois já conhecia todas as fraquezas e carências da jovem que acreditava que ele era o seu namorado mas na verdade o único objetivo do homem era abusa-la sexualmente. 

    Através do filme é possível refletir o quanto a internet pode ser perigosa pois,  por meio das redes sociais as pessoas podem representar apenas personagens omitindo-se e sendo quem elas desejam ser, podendo trazer vários traumas para as vitimas dessas farsas, portanto é preciso ficarmos atentos para não nos deixarmos enganar por pessoas de índole  duvidosa, afinal em quem devemos confiar ?

Por: Nathalie Santiago n°25

A Garota da Capa Vermelha

Neste filme todos procuram pelo lobisomem chegam até a manter e lenda de matar um lobo cada noite.
Mas, o lobisomem era o pai era o pai da garota, mas ele morre e antes disso morde o Petter e acaba que quem vira um lobisomem é ele, quem ninguém nunca imaginava que seria.
Todos caçavam o lobisomem mas nem a garota nem ninguém imaginaria que fossem o pai dela e depois virou o Petter, Essa foi a parte mais interresante onde tudo se revelou.
Por: Caroline Benevenuto Osmedio